sábado, 3 de julho de 2010

Hidratada o ano todo


A dermatologista Melina Quintela alerta sobre sobre os cuidados a serem tomados em épocas secas como as atuais.

O aumento de casos e agravamento de algumas doenças dermatológicas é comum nesta época do ano de clima seco. Quais são elas?
Dermatites alérgicas em geral principalmente eczemas; também viroses como pitiríase rósea e todas as alterações dermatológicas provocadas pela pele seca.

Quais os cuidados a serem tomados? Abolir banhos demorados, com água muito quente, uso excessivo de sabonetes, buchas, irritantes tópicos,  roupas sintéticas.

Quais as recomendações? Banhos com sabonete neutro de glicerina, hidratar a pele com hidratantes que contêm ureia, lactato de amônio, ácidos graxos essenciais comercializados ou manipulados. Usá-los após o banho quando a absorção é aumentada. Não esquecer o uso do filtro solar mesmo nos dias nublados pois a mudança brusca de temperatura pode surpreender.

A Qual a faixa etária mais atingida pelo clima seco? Idosos e crianças. No idoso, a maior causa de coceira é o ressecamento da pele que já é maior nesta faixa etária, pois já há uma diminuição no manto lipídico por alteração das glândulas sebáceas e alterações hormonais. Nas crianças as glândulas sebáceas ainda não estão ativas necessitando de uma hidratação externa.
Uma outra recomendação essencial é a ingestão de água e líquidos pois o nosso corpo é formado por 70% de água. Pesquisas já comprovaram que a queda de 4 a 5% de água corpórea reduz em 20 a 30% a capacidade de funcionamento dos órgãos e sistemas o que pode significar risco de inúmeras doenças.


Dra. Melina Gará de Medeiros Quintella
•    Médica Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, CRM/MS 4167, Sub-Especialista em Cirurgia Dermatológica pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo)
•    Clínica situada à Rua Dr. Zerbini, 585, Chácara Cachoeira (fones 3326 0926 e 3326 5416) equipada com o que há de mais moderno em Dermatologia e Cosmiatria.


O Ureiactive da Dermage é indicado para peles secas e ainda previne o aparecimento de estrias, graças ao óleo de semente de uvas.
Onde encontrar: Rua Bahia 968 - 3025-5566 - Campo Grande - MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário